domingo, 5 de febrero de 2012

ZHIVAGO











A enfermidade de Pasternak
é a poesía de Zhivago
a crónica no amor
despois de 100 anos

Un orden novo
celebra a revolta
das flores na illa
despois de 100 anos
             *
"Quando escrevi O Doutor Jivago eu tiña a sensação de ter uma enorme dívida para com os meus contemporâneos. Foi uma tentativa de a saldar. Esse sentimento de dívida ia tomando conta de min à medida que eu avançava na escrita do romance. Despois de anos a escrever apenas poesía lírica e a traduzir, parecía-me ser meu dever fazer unha declaração acerca da nosa época – a respeito daqueles anos, distantes e ainda assim pairando sobre nós. O tempo escoava-se. Quis registrar o passado e honrar, em O Doutor Jivago, os aspectos belos e sensíveis da Rússia deses anos. Esses dias nunca mais voltarão, nen os dos nosos pais e dos nosos antepasados, mas no grande desabrochar do futuro prevejo que os valores deles serão recuperados.”

Extracto da entrevista a Boris Pasternak que Olga Carlisle fíxolle para a mítica revista The Paris Review (Entrevistas da Paris Review, Ediçiões Tinta da China, 2009).




No hay comentarios:

Publicar un comentario